Informação sobre apendicite, causas, sintomas e tratamento da apendicite aguda, identificando o seu diagnóstico e abordando as doenças inflamatórias intestinais, nomeadamente a retocolite ulccerativa e a doença de Crohn, com dicas para sua prevenção.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Como se diagnostica uma apendicite aguda

O diagnóstico de apendicite aguda baseia-se numa análise aprofundada da história clínica do paciente.
A dor abdominal é a queixa primária apresentada pelos pacientes com apendicite aguda. A sequência de diagnóstico da dor abdominal central da cólica, seguida de vómito, com migração da dor para a fossa ilíaca direita foi descrita pela primeira vez por Murphy, mas só pode estar presente em 50% dos pacientes. Tipicamente, o paciente descreve cólicas peri-umbilicais intensas durante as primeiras 24 horas, tornando-se constantes e acentuadas, e migram para a fossa ilíaca direita. A dor inicial representa uma dor resultante da inervação visceral do intestino, e a dor localizada é causada pelo envolvimento do peritônio parietal, após a progressão do processo inflamatório. Perda de apetite é frequentemente uma característica predominante, e prisão de ventre e náuseas estão frequentemente presentes. 
Vômitos profusos podem indicar o desenvolvimento de peritonite generalizada após perfuração, mas raramente é uma característica importante na apendicite simples. Uma meta-análise dos sinais e sintomas associados com uma apresentação de apendicite aguda foi incapaz de identificar qualquer constatação de diagnóstico, mas mostrou que a migração da dor foi associada a um diagnóstico de apendicite aguda.
Esta apresentação clássica pode ser influenciada pela idade do paciente e posição anatômica do apêndice. Pacientes nos extremos do espectro de idade podem apresentar dificuldade de diagnóstico por causa de apresentação não-específica, muitas vezes com sinais clínicos subtis. Lactentes e crianças jovens, muitas vezes parecem estar “ausentes”, e as pessoas idosas podem apresentar confusão. Um alto índice de suspeita de apendicite aguda é necessário em tais pacientes.