Informação sobre apendicite, causas, sintomas e tratamento da apendicite aguda, identificando o seu diagnóstico e abordando as doenças inflamatórias intestinais, nomeadamente a retocolite ulccerativa e a doença de Crohn, com dicas para sua prevenção.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal é definida como inflamação crônica intestinal idiopática, com grande variação na forma de apresentação clínica, englobando dois tipos principais de moléstias:
  • Retocolite ulcerativa
  • Doença de Crohn
O diagnóstico diferencial entre as duas moléstias nem sempre é fácil. Em cerca de 5% dos casos, apesar dos dados clínicos, laboratoriais, radiológicos, endoscópicos e histopatológicos, não é possível fazer a classificação correta. Esta situação é denominada de Colite Indeterminada. O diagnóstico destas doenças tem impacto não só para os pacientes (comprometendo, muitas vezes, o “status” emocional e/ou o desenvolvimento físico), como também para a sociedade, porque pode afetar indivíduos em fase produtiva da vida, que muitas vezes necessitam de atendimento multidisciplinar e do uso de medicamentos de alto custo, por tempo prolongado.